quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Um homem de fé


A fé pode mover montanhas mas não
abre tuneis pra encurtar o caminho. N.M.

.
Meu nome é Neurolho de Matos. Porque minha mãe fez esta maldade comigo so meu pai sabe. Vivo em pleno século dezoito ou seja, nada mais ha para ser inventado portanto hoje resolvi por fogo no meu laboratório ja que não descobri a pedra filosofal não transformei chumbo em ouro nem inventei o moto continuo.

.
Hoje ao acordar e ao ver tudo em cinzas não pude deixar de exclamar, macacos me mordam e foi literalmente o que aconteceu. Um tipo de mico muito cabeludo entrou pela janela e me deu uma dentada no polegar direito, precisamente, indicador e polegar. Ainda perplexo com o inusitado da situação e mesmo sofrendo terríveis dores não pude deixar de pensar no poder que talvez exista nas palavras lançadas ao vento e de soslaio percebei que o fogo não tinha destruído totalmente aquele manuscrito.

.
Foi o suficiente para despertar em mim uma sede de expressão. Peguei o que sobrou do texto e guardei-o no bolso de minha casaca. Não poderia escrever naquele momento com o dedo doendo como estava.
O mico saiu guinchando por onde entrou derrubando o pouco que havia sobrado do laboratorio. Raios gritei e foi neste instante que um raio arrancou o telhado que desmoronou sobre minha cabeça. Meio tonto levantei não ousando proferir uma so mais palavra. Algo muito insensato estava acontecendo, não parecia ser real, belisquei-me para ter certeza que estava acordado o que fez meu dedo doer mais ainda.
.
- Com mil diabos exclamei! A porta se abriu e pra minha surpresa vi a minha frente:
Ele. O próprio em pessoa. Apenas com o levantar de um dedo e todos os outros se foram. Que legião, quanta obediência.Sorriu-me ao ler meu pensamento de inveja e me ofereceu cuidados especiais para com meu dedo.Trêmulo recusei. Persuasivo ele acabou me convencendo. Uma aliança nascia tirei do bolso o manuscrito onde guardada minhas ideias mais secretas. Mas para ele não eram assim tão secretas.
.
Me disse que era o realizador de sonhos. Disse que seu nome não era satã, diabo ou coisa parecida. Lucifer era seu nome, do latim faça-se a luz. Contou como a igreja o tinha transformado no inimigo publico numero um só pra destruir sua popularidade. Contou que era o protetor das crianças e que não distinguia entre bem e mal, so realizava desejos. Lembrei ter lido um manuscrito de um tal de Goethe onde o personagem principal tinha que pagar seus desejos com a alma. Ele me esclareceu que não queria a alma de ninguem e que isso tambem fazia parte da estrategia da igreja.
Sentamos.
.
Ele me contou a historia dos papas e sua arrogancia em dizer-se mensageiros exclusivos do Pai. Disse que era muito amigo de Deus pois fora uma de suas primeiras criações e como por todo o universo ajudara a criar seres sencientes. Então me disse:

.
- Senhor Matos, eu lhe digo que não ha diferença entre o profano e o sagrado. Sois todos crianças a brincar nos jardins de meu Pai. Fiquei estupefato. Ainda trêmulo diante de tal criatura esqueci-me de tantos pensamentos materializados. Tentei demonstrar minhas certezas, mas minha voz me traiu. Arrogante perguntei:
.
- Quem és tu? Quem és tu que atemoriza que desune que é caluniador que confunde e distorce os fatos? Ele desviando o olhar com um sorriso quase angelical respondeu-me:

.
- Sou parte de uma parte que foi todo, uma parte das trevas, que geraram a altiva luz. Mas também sou o que fizeram de mim. Uma representação do mal. Muitos são os injustiçados mas o verdadeiro Pai a tudo vê e tudo compreende. Derrepente como se estivesse no alto de uma torre muito distante disse ainda:

.
- E vc é o medo de tudo viver de tudo amar, mas ainda assim há de perecer diante de sua ignonímia.
Ainda mais estupefato pela loucura que estava vivenciando, perguntei:
.
- De onde vens? Porque começas a desvanecer?

.
- Pois assim é e deves acreditar. Desvanesço pois não sou aqui necessário. Falo agora de dentro de tua cabeça minha criança, enquanto divagas sobre existências divina, esquece-te de tua própria pessoa e estás enlouquecendo devido a teus fracassos em nome da ciência hermética.
.
Neste momento pus minha cabeça em prostação certo agora de ter um propósito pela frente. Peguei minha pena, herança de meu pai, olhei-a contra a luz e algo em meu cérebro se acendeu e escreví como nunca havia escrito. Tal insanidade aplicada aos escritos foi tão extraordinária que não me dei conta de que agora estava livre dos demonios que outrora habitavam meus desejos.

.
Sueli Aduan, Sergio Cajado, Youkai e Léo Metallica
.

13 comentários:

  1. Pode tirar o meu nome disso AGORA! O que eu escrevi não está ai..
    Não faço parte dessa adoração ao maal ;x

    ResponderExcluir
  2. ^^... as vezes isso acontece...!!!
    rsrsrs... mais "continuemos a nadar" como diria um certo peixinho do filme "procurando nemo"...!!!
    mais a diversao compensa qualquer problema de execusao ou ediçao...!!!
    XD

    ResponderExcluir
  3. Vc concordou em participar de um jogo literario adulto. Quem preferir assumir uma postura de ovelha espectadora da rede Globo, peço que se abstenha deste exercicio de criatividade e continue frequentando as assembleias do reino de seja la quem for onde tem diabo, dizimo, moralismos, culpas, pecados, bem e mal.

    Ler, estudar e compreender são atributos de pessoas inteligentes. Expressar-se de maneira histerica e gutural não pertence a este blog. Certamente posso tirar seu nome deste texto heretico mas não o acuse de ser adoração do mal pois se o faz é porque não entendeu uma virgula do que foi escrito.

    As bruxas eram detentoras dos conhecimentos farmaceuticos e fitoterapicos medievais e eram a unica opção de saude na idade das trevas. A igreja, vendo a concorrencia declarou a caça a elas e as exterminou acusando-as de serem adoradoras do mal. Não houve defesa nem piedade.

    A igreja (com i minusculo mesmo), é responsavel pela imbecilização do povo e distorção das palavras do Cristo, um espirito puro que devotou-se a difundir o amor entre os homens. Fizeram dele um trapo, maltrataram-no e o pregaram numa cruz para sangrar até a morte.

    Se vc conhecesse os textos Rosacruz saberia que a sujeira não para porai. Uma forma light de entender o que se passou é assistir o nome da rosa do Umberto Eco e ver como a igreja modificou durante séculos os textos sagrados.

    Voltaire amava a Deus e odiava a igreja. Quem é são e tem o minimo de instrução busca a verdade e não os postulados impostos por instituições com interesses puramente financeiros. Sejamos humildes, ajudemos uns aos outros, não creditemos espaço ao mal nem acreditemos que ele tem força. É preciso acreditar no bem a qualquer custo.

    Acho que talvez vc não mereça mesmo fazer parte deste texto. Talvez apenas procrastinar o bem atraves de crenças adquiridas por lavagem cerebral, por não conseguir ver nem questionar. Talvez seja um problema de idade, portanto esta perdoada por fazer parte desta massa que faz do nosso mundo o que ele é.

    No alto deste blog tem uma frase do Nietzsche que talvez vc não tenha prestado atenção. La diz: É preciso ter o caos dentro de si para dar nascimento a uma estrela brilhante.

    ResponderExcluir
  4. Peço licença a todos para algumas considerações:

    Um belo texto foi construído aqui, fruto da nossa liberdade de pensamento e ação. Muitos outros escritores, só pra citar dois geniais, Fernando Pessoa e Machado de Assis, refletiram sobre esse mesmo dilema. O “Estudo de Fausto” de Pessoa; as personagens nos contos de Machado supostamente maléficas todas questionando o “bem e o mal”.
    E nós mesmo sem a genialidade desses, a nosso modo repetimos a mesma busca.
    Busca incessante do homem pelo saber desde os primórdios dos tempos. A dos gregos... a voz interior de que fala Sócrates, Aristóteles e tantos...
    A literatura está repleta de belos textos onde a personagem central transita entre essas duas facetas da alma humana.
    À variedade de nomes dessa figura do mal: Diabo, Satã, Belzebu, Satanás, Lúcifer, Mefistófeles, Belfagor, Belial, Leviatã, Príncipe da Morte, Anticristo, junta-se a multiplicidade de retratações imagísticas e literárias.
    Equívocos acontecem, entendo. Fruto da ignorância.
    Por isso, é preciso pesquisar.... ler.... ler... Pode-se começar pelos gregos... um pouquinho de Lacan também ajuda.... umas doses de Deleuze.... uma bela massa de Chico. Opa, quase esqueci um franguinho ao molho pardo de Rubens Alves e etc., etc., etc.
    Que é pra podermos enxergar beleza em tudo, pois somos belos, divinos , somos luz, mas não santos.

    ResponderExcluir
  5. Pois, é, concordo com tudo deste comentario anterior. Porisso admiro mais quem coloca as coisas desta maneira, mais coerente, mais consequente, repleta de riquezas.

    Este blog pretende trazer felicidade que é o que todos buscamos. Não só o prazer literário, pois o prazer depende de fontes externas para existir enquanto a felicidade é um estado de espirito contido em nossas mentes.

    Temos sempre que nos perguntar: Queremos ser felizes ou ter razão?
    Apesar de muito proximos estas duas sensaçoes são profundamente diferentes, assim como o amor e a paixão. Ter razão sacia nosso prazer de vitória sobre tematicas vulgares que esquecemos em dois minutos. Ser feliz é o reconhecimento do que possuimos, seja no coração ou na mente.

    Mesmo os epicuristas não são totalmente hedonistas pois reconhecem os maleficios da insaciedade trazida pelo desejo.

    De fato, as tartarugas do Nemo são as mais felizes pois continuam a nadar. O que elas tem é suficiente. O pai do Nemo por outro lado, custará a ser feliz pois pensa que sabe coisas que existem apenas dentro de sua cabeça ansiosa e vive a espera de um momento futuro de prazer.

    Sugiro então que continuemos a buscar, a pensar, sem moralismos absurdos e a sermos felizes.

    ResponderExcluir
  6. sem querer ser grosseiro mais...!!!
    já sendo...!!!
    a fé move idiotas... XD

    ResponderExcluir
  7. A fé move quem sabe usá-la.
    Concordo plenamente quando vocês dizem que a Igreja (sim! Com I maiúsculo) matou muita gente, e eu condeno isso SIM!
    Conheço a história da Igreja, discordo dela, mas, não é a Igreja que estou defendendo aqui, mas, à religião. A fé, que ao contrário do que pensam não move os idiotas mas sim os esclarecidos. Os que conseguem diferenciar Igreja de religião. E liberdade de pensamento é TOTALMENTE diferente de "terem" modificado o que EU escrevii!
    Podem voltar a postagem anterior e ver que o que eu postei não está neste teexto!

    ResponderExcluir
  8. Concordo com Yokai, a fé é a maneira do destino cumprir as promessas da igreja.

    Como pode-se concordar com uma instituição que mata e trata-la com letras maiusculas? Isso é endossar atrocidades.

    Não se deve confundir religião com espiritualidade. Religião, bem disse Marx, é o opio do povo, o que não os deixa acordar. Não ha diferença entre igreja e religião.

    Quem fecha o texto tem o direito de edita-lo para dar sentido a historia. O que vc escreveu não fazia parte do contexto e foi limado fora. E de mais a mais do que vc tanto reclama? Seu nome nem esta mais no texto final! Quem se interessar em ver o que vc disse pode ler os posts originais. Seu pedido foi atendido. Terem modificado é otimo, hahahaha, eu modifiquei!

    ResponderExcluir
  9. Quando Buddha atingiu a Suprema Iluminação, diz uma lenda que alguém lhe perguntou:
    Vós sois um Deus?
    Não, ele disse.
    Vós sois um santo?
    Não
    Então quem sois vós?
    Ele então disse:
    Eu sou um Bodhisatwa
    Um ser desperto.

    Ignorantes que somos, explico: (aquele que ignora),vai que alguém entenda errado. Essas coisas acontecem.

    Penso eu que ser/estar desperto inclue escolher: o que comer, o que vestir, filmes, Cds.... livros.. blogs à seguir, particar e por ai...dizem os entendidos que isso dá uma Paz, MEU!

    bjus a todos

    ResponderExcluir
  10. ops! Errata:

    blogs à seguir participar ....

    Hum! ato falho.

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana a construção do texto.

    Pega-se uma idéia daqui e outra dalí.

    Gostei muito de ver que a minha primeira postagem neste blog foi determinante para o final da história.

    A Edição que é uma coisa bem difícil de se fazer nestes casos, ficou maravilhosa.

    Voltarei mais vezes com certeza.

    Direto do Rio.
    Beijos e abraços.

    ResponderExcluir
  12. Legal Léo, vc é sempre benvindo! Suely... :o) entendi a msg, vc ta certa como sempre!

    Parabens para nós! Minha ideia inicial foi totalmente outra mas adorei o rumo que tomou e a conclusão que chegamos para o sr. Matos.

    Ontem assisti o 2012, wow, show de efeitos especiais mas deixa um fundinho de insegurança... mas faz parte né? Estamos so de passagem, quem sabe vamos viver um dos momentos espirituais mais importantes de nossa existencia de luz. So o sabe o pai... talvez seus assistentes tambem :o) Seja la como for estejamos atentos aos sinais!

    ResponderExcluir