sexta-feira, 9 de outubro de 2009

"Da garrafa de Coca-cola a uma calma incendiária"

Tinha ainda alguns minutos até ter de sair definitivamente para o trabalho. Respirou fundo, sentada à cabeceira da mesa, sozinha, o prato meio vazio, o copo meio vazio e a sua frente do outro lado da mesa a Garrafa de Coca-Cola.
"Que ironia!" - todos em casa e o que lhe fazia companhia à mesa era uma Garrafa de Coca-Cola e os restos de um almoço.

É a vida... Cada qual com os seus próprios problemas. Sentindo-se culpada por não ter terminado sua refeição, empenhou-se, nos minutos seguintes, a comer e beber tudo o que estava a sua frente.
O pastor da igreja sempre diz:
_Há tanta gente no mundo morrendo de fome, desperdiçar alimento é uma tremenda falta de respeito. Então comeu em silencio, e também tinha um segundo motivo para se alimentar bem, este era mais pessoal, estava grávida de cinco meses. Um belo menino seria projetado ao mundo de dentro de si.
Foi esse pensamento que a animou e desfez sua solidão.


Cinco meses e nenhuma palavra. Privou-se do alimento por todo aquele tempo, mas o que lhe havia servido isso? Para que ele não percebesse? Mas já estava ali. E uma hora notaria. Sentiu uma tremenda vontade de se deitar e dormir depois de ter comido tanto. Podia ligar no trabalho e dizer que não se sentia bem, por isso, não voltaria mais ao escritório naquele dia.

Afinal já tinha resolvido às questões mais urgentes. Queria ficar em casa. Seu desejo era adormecer pelo resto do tempo que faltava, antes de parir e começar uma nova vida. Seu belo corpo havia se transformado. Perdera a cintura, a barriga, já não lhe cabia dentro das calças.
Fernando não a desejava como antes, sequer a tocava, e nos últimos dias, pouco ouvira o som de sua voz.

Ontem, ao abrir o armário do escritório, seus olhos caíram no vazio, ao encontrar uma carta, era de sua irmã, há anos não falava com ela devido a uma briga que tiveram quando ainda eram adolescentes. Mas, para seu espanto maior, a carta não era para ela, mas, para Fernando.
Uma grande dúvida tomou conta de seu ser: Deveria ou não abrir a carta?
Não deveria! E não abriu, guardou-a de volta. O que quer que estivesse escrito não era endereçada à ela, e também não queria saber das palavras de sua amarga irmã. Deixou estar, mais hoje ao menos havia algo para chamar de companhia, não.

Num gesto rápido, de desespero, abriu o armário, pegou a carta novamente. Coração acelerado, mãos trêmulas, olhou o envelope, a letra delicada, o cheiro agridoce e, tudo lhe veio à memória: a irmã, Fernando, os restos de vários almoços, a casa... e suas únicas companhias: uma carta e uma garrafa de Coca-cola. Automaticamente trancou a porta e abriu a janela.

E novamente a dúvida: Abri-la? Essa era a decisão mais acertada. A gravidez ainda não podia ser notada e ainda não tinha idéia do que fazer. Não podia correr esse risco agora. A caligrafia corrida, indicava pressa ao escrever. A principio amenidades, porém, sabia que algo deveria estar escondido naquelas entrelinhas. Até que surgiu a palavra, o Nome proibido:
Traição... Traição... Tra-i-ção

Podia sentir o coração batendo nas temporas. Respirou fundo e tomou coragem de ler até o final. Aos poucos foi tomada de uma calma incendiária. Não pode impedir o sorriso estampado no rosto. A satisfação.
Entumeceu a barriga, acariciou-a lentamente.


Youkai, Katia Mota, Jacke, Ira Buscacio, Tina, Mariana, Sueli aduan.





11 comentários:

  1. acabo de te contrar, achei interessantisimo o que e como escreve, um abraço,

    www.myr-parole.blogspot.com

    se quiser me ver...

    ResponderExcluir
  2. Oi Myra, que ótimo que gostou, foi escrita por sete pessoas, legal isso não é? Você também pode paarticipar... é sá continuar a história de onde ela parou.
    Veja + detalhes lá no blog.
    obrigada
    forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Eu ajudeei :)
    Amei o resultaado .. Beeijos

    ResponderExcluir
  4. Ô Tina,eu diria que sua participação foi muitoooooooooooo interesante, partipa sempre, falôuuu. bjs

    ResponderExcluir
  5. Hum!!!!! (rs)participa (Tina) sempre..sempre.
    O resultado é nosso!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. rsrsrs eu tb ajudei...^^!!!
    mais aposto que minha participaçao é totalmente o contrario do da tina rsrsrs
    o resultado final sempre é divertido...XD

    ResponderExcluir
  7. Belo texto equipe! (apesar de não ter participado, chuif, que pena) Vamos fazer uma roda e um dar tapinhas nas costas um do outro :oD

    ResponderExcluir
  8. Aê chefe...rs... Aê Su, e aê pessoal... parabéns a todos...

    ResponderExcluir
  9. Ô Sérgio,chuif... mesmo!!! mas logo estará de volta...

    ResponderExcluir
  10. Ahh!! Ficou ótimo.
    Adorei.
    Parabéns para nóssssssss!!!
    Abraço

    ResponderExcluir